Perguntas

PRINCIPAIS PERGUNTAS

O que faz um Arquiteto?

Arquiteto é o profissional que projeta e idealiza os espaços para os mais diversos usos humanos. Pode ser um prédio, uma praça, uma casa ou mesmo uma área verde. Ele quem planeja as construções, organiza os espaços e encontra soluções atender às necessidades de quem utilizará aquela construção.

Por que contratar um Arquiteto?

Você garantira em sua obra inúmeros benefícios como: planejamento, segurança, economia, conforto e valorização. Devido sua ampla formação técnica-artística, o arquiteto está preparado para gerenciar todas as etapas da obra.

Etapas do trabalho de um arquiteto

É caro contratar um arquiteto?

Geralmente, muitas pessoas deixam de lado a contratação desse profissional na hora de realizar suas obras, até mesmo por pensar que isso irá encarecer demais o orçamento final da construção ou reforma. Contudo não é compreendido que o profissional de arquitetura está habilitado a execução de varias etapas relacionadas a construção civil.

O cliente deverá se certificar que sua obra sairá com muito mais qualidade, devido os itens citado a cima. Algumas atividades são EXCLUSIVAS de arquitetos e urbanistas, e não podem ser realizadas por outros profissionais. Alguns exemplos são:
– Projeto arquitetônico de edificação ou de reforma
– Relatório técnico referente a memorial descritivo, caderno de especificações e de encargos e avaliação pós-ocupação
– Projeto urbanístico e de parcelamento do solo mediante loteamento
– Projeto de sistema viário urbano
– Coordenação de equipes de planejamento urbano ou de regularização fundiária
– Projeto de arquitetura de interiores
– Projeto de arquitetura paisagística
– Direção, supervisão e fiscalização de obras referentes à preservação do patrimônio histórico, cultural e artístico
– Projetos de acessibilidade, iluminação e ergonomia em edificações e no espaço urbano.

O que é Registro de Responsabilidade Técnica (RRT)?

É o documento que comprova que projetos, obras ou serviços técnicos de Arquitetura e Urbanismo possuem um responsável devidamente habilitado e com situação regular perante o Conselho para realizar tais atividades. Os RRTs são gravados no Sistema de Informação e Comunicação do CAU (SICCAU) e compõem o acervo técnico do arquiteto e urbanista, com as informações registradas sobre o exercício da profissão. É uma proteção à sociedade e confere legitimidade ao profissional, fornecendo segurança técnica e jurídica para quem contrata e para quem é contratado.

Faça a sua pergunta

Você possui alguma dúvida? Queremos esclarecer tudo da melhor forma possível!


WhatsApp ENTRE EM CONTATO